Orientações Covid19 - 24 de março de 2020
Seguindo orientação do Ministério da Saúde:
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão, ou higienize com álcool gel 70%.
- Cubra a boca e nariz com um lenço de papel ao tossir e espirrar e jogue no lixo após o uso, ou proteja com o antebraço (nunca com as mãos). Evite locais com aglomeração de pessoas e não compartilhe objetos de uso pessoal.
- Caso tenha sintomas de gripe como febre, tosse, congestão nasal, dores no corpo. Esses são sintomas geralmente leves e começam gradualmente. Em caso de dúvidas, ligue para o Disque Saúde 136 do Ministério da Saúde.
- Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas ou apresentam sintomas leves. A maioria das pessoas não irá precisar de tratamento especial, mas uma em cada seis pessoas pode apresentar a forma grave da doença.
- Pessoas idosas e com doenças crônicas como Pressão Alta, doenças cardiovasculares, doenças pulmonares e diabetes tem um maior risco de desenvolver a forma grave.
- Deve-se utilizar uma máscara como forma de prevenir a contaminação ao tossir, espirrar ou falar e também higienização das mãos.
- Deve-se evitar frequentar ambientes públicos ou mesmo de trabalho, buscando permanecer em casa até desaparecer os sintomas.
- Além disso, como portadores de Insuficiência Adrenal, no caso do aparecimento destes sintomas devemos dobrar a dose do corticóide e entrar em contato com seu médico.
- Em caso da utilização do SUS, ao apresentar sintomas iniciais de gripe, procure não sair de casa até a melhora dos sintomas. Se você tiver um médico, fale sobre o atestado médico de 14 dias de afastamento.
- Caso não tenha acesso ao seu médico procure o médico na UBS mais próxima de sua casa, solicite atestado médico de 14 dias para permanecer em casa.
- É importante além do isolamento, ficar atento aos sinais de alerta:
Falta de ar, Confusão mental, Pontas dos dedos e boca arroxeadas (cianose), piora significante da tosse, com febre alta e persistente.
- Caso tenha estes sintomas você deve procurar a UPA mais próxima ou chame o SAMU.
Venho reforçar:
- Pessoas apenas com tosse, febre e dor no corpo, sem maiores gravidades e descompensação das doenças crônicas (Insuficiência Adrenal, HAC, Diabetes, Pressão Alta, Hipotireoidismo, doenças pulmonares como asma, DPOC, entre outras) recomendamos que FIQUEM EM CASA, para não espalhar a doença.
- Não esquecer que pode ser usado Dipirona ou Paracetamol para os sintomas, inalação com soro e lavagem do nariz com soro também.
Nós da ABA estamos à disposição!
Conte com a gente!
Fonte: Ministério da Saúde
Relatos: Vinicius Fernandes- Residente da Medicina da Família da FMABC
Dra. Adriana Fadel
Presidente da ABA
Kommentare