Thomas  Addison 

Trajetória da Insuficiência Adrenal

Quem foi Thomas Addison

Thomas Addison nasceu em Abril de 1793 em Longbenton, Northumberland, perto de Newcastle, no Reino Unido. Ele era filho de Sarah e Joseph Addison e, eles, não eram muito influentes onde moravam. Ele frequentava a escola da aldeia em que residia e, depois, começou na escola Royal Free Grammar em Newcastle. Ele aprendera latim perfeitamente durante o colégio, até fazia anotações em latim e falava fluentemente. O pai de Thomas Addison queria que ele se tornasse advogado, porém, em vez disso, ele iniciou sua graduação na Universidade de Edimburgo, em 1812, no curso de medicina.

Thomas saiu de Edimburgo, mudando-se para Londres em 1815 e tornou-se cirurgião no hospital de Lock. Graças aos professores, Thomas ficou, simplesmente, fascinado por doenças na derme. Esse interesse que o acompanhou até o final de sua vida, levou-o a ser o primeiro a descrever mudanças na pele, a mudança que é típica do que chamamos hoje de doença de Addison.

A célebre carreira de Thomas, como médico e pesquisador, é datada de 1817. Addison foi promovido a médico assistente em 14 de janeiro de 1824. Em 1827, foi chamado para palestrar sobre o tema da homeopatia. Em 1835, invitaram Thomas para lecionar com Richard Bright em medicina prática e, em 1837, tornou-se um médico completo no Guy's Hospital. Em 1840, quando Bright aposentou-se da palestra sênior, Addison tornou-se o único palestrante.

Palestrou sozinho até meados de 1855. Naquela época, quando os estudantes de medicina pagavam seus próprios honorários para determinados cursos e palestras, eles, geralmente, buscavam pelos professores mais brilhantes. Addison era um grande professor, por isso muitos estudantes de medicina compareciam à suas palestras. Thomas foi o primeiro a descrever a doença em humanos como uma síndrome associada à problemas nas glândulas supra-renais, também em meados de 1855. Naquela época não havia nenhum tratamento disponível e todos que desenvolviam a doença, morriam.

Thomas Addison era médico, mas, também, pesquisador. Escreveu "Elementos da Prática da Medicina” juntamente a Richard Bright (com quem lecionava) em 1839. Em 1855 escreveu sobre “os efeitos constitucionais e locais da doença das cápsulas supra-renais”, onde descreve pela primeira vez sobre a Doença de Addison.

Addison atualmente é conhecido por descrever um, assombroso e amplo, conjunto de enfermidades. Seu nome, geralmente, é citado apenas em contextos médicos. Thomas Addison desenvolveu depressão e sofreu muito, esse foi um dos motivos pelo qual aposentou-se em 1860. Três meses depois, Thomas cometeu suicídio, mais especificamente, em Brighton, no dia 29 de junho de 1860.


Thomas Addison foi homenageado, com uma medalha, por seu progresso na doença de Addison.

É especialmente conhecido pelo seu trabalho Essay on the Constitutional and Local Effects of Disease of the Suprarenal Capsules (1855), onde descreve, pela primeira vez, o mal atualmente conhecido por Doença de Addison. Foi, assim, o primeiro a descrever detalhadamente a anemia perniciosa.

Endereço Comercial

Rua Padre Adelino, 2074 - CJ 121

Tatuapé - São Paulo

Horário de Atendimento
Segunda à Sexta – 09h00 às 18h00
(Como também temos eventos externos, dê uma ligadinha antes de vir para que possamos te esperar com um café quentinho!)

Contato 

abaddisonbrasil@gmail.com

© ABA Associação Brasileira Addisoniana. Todos os direitos reservados.