A Insuficiência Adrenal é uma doença rara, com evolução muito positiva quando tratada de forma rápida e corretamente.
 

Os  medicamentos disponíveis hoje para o seu tratamento, trazem efeitos colaterais a médio e longo prazo.  ​

Diariamente vemos nossos pacientes, enfrentando diversos problemas pela falta do medicamento e tratamento mais adequado: a hidrocortisona.  Esse medicamento é o que mais se assemelha ao cortisol endógeno e necessita ser reposto diariamente pelos pacientes com Insuficiência Adrenal e Hiperplasia Adrenal Congênita.

Os problemas desses pacientes se iniciam muitas vezes em seu diagnóstico, pela falta do acth sintético utilizado como auxílio para o diagnóstico precoce da insuficiência adrenal.

Em frente aos problemas enfrentados por nossos pacientes, visando o tratamento e diagnóstico adequado, viemos a público para se fazer  cumprir todas as leis já publicadas de abrangência dessas condições.

 

Esse medicamento já foi aprovado pelo decreto n. 7.646 do Ministério da saúde desde 21/12/2011. Mas devido ao seu baixo de produção e consequente baixo preço de venda, o mesmo não é produzido no Brasil.

Solicitamos a sua colaboração nesse abaixo assinado, que será encaminhado para a ANVISA solicitando a inclusão da HIDROCORTISONA e do ACTH na resolução RDC n. 28 de 09/05/2008, lei que obriga o fornecimento gratuito desses medicamentos fundamentais para o diagnóstico correto e tratamento precoce. 

estreladavida.png

A Crise adrenal ainda permanece como uma importante causa de morte em pacientes com IA e HAC que pode ser evitada com tratamento adequado e diagnóstico precose

 
 

Sobre as Doenças Raras

Existem 400 milhões de pessoas no mundo que sofrem com alguma doença rara.

DadosSobreDoençasRaras

Hidrocortisona

Hidrocortisona é o hormônio cortisol quando disponibilizada na forma de medicamento.

​Entre as indicações terapêuticas estão o tratamento de insuficiência adrenocortical, hiperplasia adrenocortical congêtita, síndrome adrenogenital, hipercalcemia, tiroidite, artrite reumatoide, dermatite, asma e doença pulmonar obstrutiva crónica.

É o tratamento de eleição na insuficiência adrenocotical no mundo.

Pode ser administrada por vir oral ou por injeção.

​A hidrocortisona foi patenteada em 1936 e aprovada pela primeira vez para uso médico em 1941.

Faz parte da lista de medicamentos essenciais da Organização Mundial de Saúde, uma lista com os medicamentos mais seguros, eficazes e fundamentais num sistema de saúde.

 
 

ACTH Sintético 

o ACTH sintético é utilizado no principal teste diagnóstico para Insuficiência adrenal primária e Hiperplasia Adrenal Congênita, destacando o diagnóstico diferencial de defeitos raros da deficiência de cortisol e da forma não clássica de Hiperplasia Adrenal Congênita.


Indicado quando, não está confirmado a Insuficiência Adrenal pelos valores basais dos exames.


É utilizado também para diagnosticar a IA secundária quando não é possível fazer o teste de estímulo da insulina, o qual é contraindicado em várias situações.


É utilizado também para avaliar o tratamento de IA Secundária.


O teste da cortrosina, além de avaliar a reserva adrenal, identifica defeitos de síntese da 21-hidroxilase, 11-hidroxilase ou 3-β-hidroxiesteroide desidrogenase. Os valores basais podem sugerir o defeito enzimático.

É utilizado também para avaliar o tratamento de IA Secundária.

O teste da cortrosina, além de avaliar a reserva adrenal, identifica defeitos de síntese da 21-hidroxilase, 11-hidroxilase ou 3-β-hidroxiesteroide desidrogenase. Os valores basais podem sugerir o defeito enzimático.

exame-de-acth.png

Apoio

Gostariamos de agradecer agradecer a todas as instituições, entidades, pessoas e movimentos sociais que apoiam a ABA na Campanha - Chega de esperar, hidrocortisona e acth sintético JÁ.

*Para visualizar as cartas de apoio, clicar nas imagens:

logo.png
csm_logo_branca_SBP_e9e420576a.png
 

Material de Campanha

Abaixo disponibilizamos os materiais para a Campanha - Chega de esperar, hidrocortisona e acth sintético JÁ.

Os mesmos só podem ser utilizados para a divulgação e apoio em conjunto com as #hidrocortisonaJÁ, #voltaACTH e #abaddisonBrasil.

Materiais são divulgados de forma gratuita, sendo proibida sua venda.

 

AdesivoEuApoiopreto.png
AdesivoEuApoio_transp.png
AdesivoEuApoio.png
5_v2.png
2.png
19.png
8.png
 

Depoimentos