Blog ABA

ELEIÇÕES 2020

Ser de grupo de risco para a Covid-19 ou estar em isolamento não tira obrigatoriedade

do voto.

A justificativa deve ser feita em até 60 dias depois do pleito

Fonte: https://www.tse.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral/justificativa-eleitoral


A pandemia da Covid-19 não deve criar uma nova faixa de voto facultativo nas eleições municipais, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Pessoas que forem do grupo de risco para a Covid-19 ou estiverem em isolamento social no período terão que comparecer às urnas ou justificar a ausência.


Nos períodos eleitorais sempre surgem algumas dúvidas. Uma dessas dúvidas frequentes, é a necessidade de justificar o voto. Para evitar pendências com a Justiça Eleitoral, veja como enviar uma justificativa de ausência pelo site do Tribunal Superior Eleitoral e também pelo aplicativo e-Título.


O eleitor tem dois momentos para justificar

  • No dia da votação: se estiver distante de onde vota, é possível ir a qualquer seção eleitoral (das 7h às 17h) e requerer um formulário para preencher com suas informações (leve seu título de eleitor e/ou documento de identidade com foto);

  • No dia seguinte à votação: para os eleitores que, por algum motivo, estiveram incapacitados de ir a uma seção (mesmo fora do domicílio eleitoral) existe a possibilidade de justificar a ausência via internet, por meio do sistema Justifica.


Como usar o sistema Justifica no site do TSE

  1. Acesse o site do sistema Justifica;

  2. Clique na opção “Iniciar requerimento de justificativa”;

  3. Preencha os campos obrigatórios com suas informações do título de eleitor, nome completo e data de nascimento. Marque a caixinha “Não sou um robô” e clique em “Avançar”;




5. Clique em enviar. Você receberá, pelo e-mail cadastrado, seu número de protocolo para consultar o andamento da requisição.


Informações importantes sobre a justificativa via internet

  1. O eleitor precisa fazer uma justificativa diferente para cada turno de eleição;

  2. O prazo para justificar a ausência é de até 60 dias a partir do dia